Nesta terça-feira (28.04), a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) realizou treinamento sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) da Anoreg/MT na sede da associação, em Cuiabá. Cerca de 18 representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensoria Pública, Promotoria Pública e Corregedoria Geral do Estado de Mato Grosso participaram do encontro para tirar dúvidas e conhecer detalhadamente a Central.
Segundo o administrador da Prosix Systens, empresa responsável pelo desenvolvimento do software, Djalma de Jesus Ribeiro, hoje já são 151 cartórios e 228 mil atos enviados.
“No treinamento de hoje apresentamos o aplicativo, que é um sistema simples que será utilizado para comunicação via intranet de pedido de certidão, envio de mensagens, comunicação entre cartórios, Tribunal de Justiça e demais órgãos públicos. É um sistema de email eletrônico, porém com a segurança do certificado digital”, pontuou.
Além de verificar se os órgãos públicos que terão acesso a CEI precisam de alguma modificação no aplicativo de remessa. “Até para facilitar o acesso deles. São alterações especificas, como no caso do TRE, que pediu que o nome do pai viesse padronizado”, disse Djalma.
Para o técnico judiciário do TRE, Jorge Kimura, essa alteração ajudará bastante a evitar erros. “Na recepção dos dados, a gente segue o padrão do TRE, e se as vezes o nome vem diferente se torna difícil localizar o eleitor, até impossível. Seguindo um padrão, por exemplo, não tem o nome do pai, então colocar como não consta, torna mais fácil de fazer essa busca. São detalhes como esses e ter acesso aos óbitos do mês sem ter que enviar ofícios, que irão agilizar e muito o intercâmbio de informações entre cartórios e TRE”, afirmou.
O secretário geral de gabinete do Ministério Público, Arnaldo Justino da Silva, também destacou a facilidade que a Central trará. “O Ministério Público constantemente necessita de documentos do cartório, que são enviados por correio, o que demora muito. E com a CEI fazer a pesquisa online trará uma agilidade ao nosso trabalho, realmente uma ferramenta muito relevante. E o nosso objetivo é fazer o treinamento o quanto antes com todos os Promotores. Alguns já compareceram e a nossa próxima meta junto com a Anoreg/MT é fazer com que os Promotores do interior também participem”, pontuou.
A Central da Anoreg/MT irá centralizar as informações digitalmente de todas as serventias mato-grossenses, sejam elas de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis.