FONTE — ÍconePress Assessoria de Imprensa e Conteúdo - Assessoria de Imprensa Anoreg/MT
Anoreg/MT participou de celebração dos 50 anos como titular do tabelião do Cartório Xavier de Matos
29/04/2016 às 18:49

Antônio Xavier de Matos comemorou 50 anos a frente de cartório e foi homenageado 

Os colaboradores da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) participaram no último dia 20 de uma homenagem especial: a comemoração dos 50 anos de atividades do titular do Cartório Xavier de Matos. De nome homônimo a serventia, Antônio Xavier de Matos, de 71 anos, dedicou sua vida ao cartório e hoje a sua história é exemplo de inspiração a categoria.

Organizado no Buffet Enite Kaiser, a homenagem de “seu Antônio”, como é chamado por seus íntimos, contou com a presença de familiares, funcionários e amigos. A coordenadora administrativa da Anoreg/MT, Andréia Ferreira, destaca a importância de ter participado da homenagem de um notável tabelião da região. 

“Nós colaboradores da Anoreg nos sentimos lisonjeados pelo convite de celebrar a idoneidade do trabalho de Antônio, que serve de exemplo para todos nós. Nunca houve problema e fraudes em seus anos de serviço, o que reforça sua honestidade. Acredito que seja uma pessoa do bem, que respeita seus colaboradores e que só tem a somar na serventia.”

Cuiabano, um homem simples e humilde, aos 21 anos de idade, tomou posse do cargo por meio de concurso público. Um jovem que até então sonhava em ser jornalista, abraçou a oportunidade e encarou os serviços dos papéis. Independente da profissão, Antônio sempre teve certeza que teria uma recompensa, pois como ele mesmo diz, foi educado pelos pais a fazer o melhor, seja qual área de trabalho.

O tabelião relata que na época, o cartório era muito pequeno e bem diferente dos tempos atuais, vividos com muita dificuldade. Lembra que chegava a fazer três casamentos por mês, sendo que, atualmente, são realizado cerca de 100 (cem) e o cartório é um dos que mais realizam a cerimônia.

Antônio frisa que, desde que foi nomeado, estabeleceu uma dedicação muito grande e a partir de então o cartório passou a ser conhecido em Cuiabá e região. “Passei a ter mais confiança, procurei de alguma forma, dentro da minha capacidade, melhorá-lo e essa melhora foi alcançada com muita dificuldade. Hoje o cartório está em um patamar bastante elevado, mas, isso significa uma luta árdua do passado”, comenta.

No relacionamento com os funcionários a exigência por responsabilidade e pontualidade é diária. Antônio não gosta do trabalhador que falta serviço, conscientiza sobre o desperdício no local de trabalho. E ainda, exigia o uso correto do português, pois antigamente era tudo escrito em livros, rigoroso para fazer um serviço bem feito. “Até hoje eu sou assim, exigente”, pontua.

Entretanto, Antônio é destacado como um bom chefe pela tabeliã substituta, Eliza Santa, pela construção da familiaridade dos funcionários, resultado de suas ações. “Por meio do caráter e incentivo dele, pudemos construir nossa própria família: nossos filhos estudaram e formaram, e os próximos que viram também seguirão esse caminho. Como a maioria dos colaboradores do cartório trabalham aqui, e há muito tempo, não há rotatividade, com o tempo acabamos virando uma família também”, enfatiza.

O Cartório Xavier de Matos é uma referência para Cuiabá, por ter como diferencial a realização de vários projetos, dentre eles o casamento humanizado e “Minha árvore, minha vida”. O casamento humanizado, de acordo com Eliza, é realizado pela serventia de forma que se quebre a “frieza” do casamento civil, tornando-o mais emotivo. Por isso contratam violinistas que tocam na hora do registro, e todos os casais tem acesso gratuito a esse serviço.

Já o titular comenta da importância do projeto “Minha árvore, minha vida”, que a princípio, era para ser feito apenas durante o mês de setembro de 2015 em comemoração ao dia da árvore. Devido ao sucesso, se estendeu por mais meses. Consiste em entregar uma muda de árvore para os pais no ato do registro de nascimento. “O objetivo é que os pais plantem essa árvore, e ela cresça junto com o filho”, afirma.

Os projetos já receberam diversas premiações, dentre elas a monção de aplausos da Câmara Municipal de Cuiabá e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Recebeu troféu da Anoreg/MT pela qualidade dos serviços, a nível estadual e medalhas a nível nacional, como o Prêmio de Qualidade Total – PQTA 2014 e 2015. “Estamos trabalhando e continuamos na luta por futuras premiações”, garante Antonio.

Confira a galeria de fotos clicando aqui.

Voltar para o topo

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa, Cuiabá-MT - CEP: 78040-225
Telefone: (65) 3644-8373 / (65) 3644-6213 / (65) 3023-4371 / (65) 8463-2948
FAX: (65) 3644-7634
Superintendente: (65) 8463-2950
E-mail: anoregmt@anoregmt.org.br, presidencia@anoregmt.org.br
Horário de atendimento: 08h às 17h

©2018 ANOREG/MT. Todos os direitos reservados

Voltar para o topo