FONTE — ÍconePress Assessoria de Imprensa e Conteúdo - Assessoria de Imprensa Anoreg/MT
Cartórios de MT realizaram ação em homenagem ao dia da árvore
23/09/2016 às 15:05

O Dia da Árvore foi comemorado na última quarta-feira (21.09), por cartórios mato-grossenses com ações de plantio e distribuição de sementes e mudas. O 1° Ofício de Porto dos Gaúchos (604km de Cuiabá), o 2° Ofício de Paranatinga (375km da capital), o 2° Serviço Notarial e Registral Nesken (a 134Km de Cuiabá) e o Cartório Xavier de Matos da capital, foram algumas das serventias que realizaram ações.

O 1° Ofício de Porto dos Gaúchos adquiriu cerca de 30 mudas de acerola e jabuticaba e fez sua distribuição aos usuários, durante todo o dia. A oficial substituta da serventia, Ursula Isernhagen, explica as escolhas das plantas foram por conta de seu pequeno porte, que facilita sue plantio em quintais de residências. Ela também pontua que esta é a primeira vez que o cartório realiza uma ação para comemorar a data e ressalta que os colaboradores distribuíram folhetos informativos para conscientizar as pessoas sobre a preservação da arborização dos espaços. “Todos os visitantes receberam o presente sorridentes e afirmaram que vão plantar as mudas em casa”, afirma.

O 2° Ofício de Paranatinga realizou ação similar adquirindo cerca de trinta mudas de diversas espécies, em um viveiro local e fez a sua distribuição entre os colaboradores logo pela manhã. A titular do cartório, Giselle Vasques explica que todos eles ficaram surpresos e felizes com a atitude e a maioria já imaginou o que vai fazer com a muda que ganhou.

Para Vasques o cartório tem um papel importante em difundir a ideia de preservação ambiental, ao explicar que pequenas atitudes como o plantio e cuidado com as mudas que os colaboradores acabaram de ganhar, trazem muitos benefícios não apenas para a própria pessoa, mas sim para toda a sociedade, uma vez que traz um impacto direto na qualidade de vida de todos no planeta.

Já em Campo Verde o 2° Serviço Notarial e Registral Nesken realizou o projeto “Campo Verde mais verde” pelo nono ano consecutivo. A iniciativa, que já tem mais de 10.000 árvores plantadas, este ano adotou o pomar da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A titular da serventia, Izilda Alves Fernandes, explica que o local foi escolhido por ser simbólico e repleto de crianças, que representam a vida. "Como em Campo Verde nascem muitas crianças, eu imaginei que seria uma forma bacana de trazer essa consciência ambiental e também fazer com que as crianças tenham um futuro melhor em relação ao ambiente em que vivem", pontuou. Além do plantio de árvores frutíferas do pomar da APAE, o cartório distribuiu mudas de árvores durante todo o dia na serventia.

Em Cuiabá, o Cartório Xavier de Matos também realizou uma ação em prol da vida e da natureza. O projeto intitulado “Minha árvore, minha vida”, acontece pelo segundo ano, durante todo o mês de setembro, onde presenteia os pais no momento do registro do bebê, com uma semente, que simboliza a vida da criança.

De acordo com a tabeliã substituta e responsável pelo projeto, Eliza de Fátima Santa, a ideia nasceu da necessidade de criar um projeto voltado para a sustentabilidade responsabilidade ambiental, pois, “assim como vai cuidar do filho, o pai também deverá cuidar da árvore, que simboliza a vida da criança”, salientou Eliza.

Voltar para o topo

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa, Cuiabá-MT - CEP: 78040-225
Telefone: (65) 3644-8373 / (65) 3644-6213 / (65) 3023-4371 / (65) 8463-2948
FAX: (65) 3644-7634
Superintendente: (65) 8463-2950
E-mail: anoregmt@anoregmt.org.br, presidencia@anoregmt.org.br
Horário de atendimento: 08h às 17h

©2018 ANOREG/MT. Todos os direitos reservados

Voltar para o topo