Curso sobre “Procedimentos e cobrança de emolumentos no instituto alienação fiduciária de coisa imóvel” reúne centenas de notários e registradores
10/08/2018 às 09:07

 

    Ao todo, 103 notários, registradores e colaboradores de cartórios participaram nesta quinta-feira (9 de agosto) do curso “Procedimentos e cobrança de emolumentos no instituto alienação fiduciária de coisa imóvel”, na sede da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), em Cuiabá. O vice-presidente da Associação, Elmucio Jacinto Moreira, agradeceu a presença de todos e registrou que o dia foi especial para o alinhamento dos procedimentos a serem seguidos nas serventias. “Temos que trabalhar adotando a mesma linha de raciocínio, alinhados para obtermos sucesso. Os debates e sugestões apontadas são importantes e positivas para trabalharmos ainda mais unidos em prol do fortalecimento constante da nossa classe”, resumiu.

 

    A diretora de Tecnologia da Anoreg-MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, despertou a atenção dos participantes para a importância da discussão sobre o tema, haja vista a alienação fiduciária ter ganho muita força nas últimas décadas. “Costumamos ser céleres nos nossos serviços, mas precisamos melhorar o acompanhamento dos procedimentos relativos à alienação fiduciária para que o credor tenha a efetividade da sua garantia”.

 

     Maria Aparecida Bianchin abordou diversos pontos da Lei 9514/97; da Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria – Foro Extrajudicial; do Código de Processo Civil no que diz respeito às formas de intimação; bem como debateu com os participantes e esclareceu dúvidas sobre diversos questionamentos relacionados à intimação dos devedores.

 

     Ela registrou que, agora, os Cartórios de Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos do Estado de Mato Grosso contam com um método de trabalho eletrônico, eficaz e seguro para garantir que seja respeitado todo o procedimento do ponto de vista legal, bem como o atendimento da crescente demanda pela intimação dos devedores e/ou fiduciantes, que é a plataforma CEI-ALIENAÇÃO (que funciona dentro da Central Eletrônica de Integração e Informações).

 

     Por fim, a diretoria de Tecnologia da Associação disse que uma nota de orientação será confeccionada pela Anoreg-MT com todos procedimentos a serem seguidos pelas serventias a fim de garantirem a efetividade dos atos praticados.

 

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
imprensa@anoregmt.org.br
www.facebook.com/anoreg/mt
(65) 3644-8373

Voltar para o topo

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa, Cuiabá-MT - CEP: 78040-225
Telefone: (65) 3644-8373 / (65) 3644-6213 / (65) 3023-4371 / (65) 8463-2948
FAX: (65) 3644-7634
Superintendente: (65) 8463-2950
E-mail: anoregmt@anoregmt.org.br, presidencia@anoregmt.org.br
Horário de atendimento: 08h às 17h

©2018 ANOREG/MT. Todos os direitos reservados

Voltar para o topo